Friday, December 08, 2006

De blog novo!!!

Nova cara, nova URL e novo nome para meu Blog

É isso ai, tudo novo, inclusive endereço e nome, dia desses fui testar o BlogCFM e acabei gostando, então resolvi mudar tudo e adotar um novo Blog. Estou trabalhando num blog desenvolvido por mim, então vou ver a possibilidade de num futuro próximo eu trocar pela versão final, toda desenvolvida por mim, se eu fizer mesmo, novidades prometem

Para todos que estão acostumados a frenqüentar este blog, favor a partir de agora, mude para o meu novo Blog.

Este aqui eu não vou cancelar, ao menos agora não, mas não o atualizarei mais, por tanto continue acompanhando as baboseiras que eu falo através do endereço: www.megatrends.com.br/blog/ . Agradeço a todos vocês por tudo que passamos aqui hehehe vai logo para lá, espero que gostem.

att

Paulo Teixeira

Friday, November 10, 2006

6 milhões de hosts só?

Lendo a edição de Jun/06 da InfoExame neste exato momento: 10/nov às 23:16 achei um dado interessante.

Veja que brutal diferença.

Comparação de quantidade de hosts

É uma lastima, se incluirmos nesse número quantos desses hosts dão suporte a ColdFusion, acho que ficamos com exatos 6 só que não milhões e sim unidades.

Agora falando mais sério ainda, acredito que uma grande parte desses hosts do Brasil são aqueles vagabundos de custos mínimos com serviços porcos e sem suporte.

De CF eu já conheci um desses, então até na pequena lista de CF temos um que eu conheço, usei por um tempo só tive aborrecimentos, mas deixa pra lá.

É gente será que esse número já mudou pra melhor ou pra pior de Junho até hoje?

Nem quero falar nada!

t+

Sunday, November 05, 2006

Exibição de destaques com Rich Internet Application

Faz tempo que eu não brincava com RIA, então precisei fazer uma telinha onde passa-se os três últimos destaques cadastrados num banco de dados.

Eu estava usando Mysql e ColdFusion, então logo resolvi usar RIA pela fácil integração.

Então agora vou compartilhar com todos esta ferramenta.

Vamos aos preparativos.

Para começar temos que criar nossa interface no flash e instanciar os movie clips, então vou mostrar uma imagem do meu palco e vou listar os meus MCs aqui, vocês adaptam para o jeito de vocês, já que esta matéria não é de nível básico, acredito que tenham algum conhecimento de flash.

Palco do flash com os MovieClips necessários para o funcionamento da aplicação

Bom na tela acima temos, os seguintes objetos:

txtLegenda (Dinamic Text)
mcPalco (MovieClip)
mcPreview (Botão Voltar)
mcStop (Botão parar)
mcNext (Botão próximo)

Pronto está pronto nosso palco.

Agora antes de começar a programar nosso Action Script, vamos criar nossa tabela no MySQL e criar nosso ColdFusion Component.

Abaixo veja nosso SQL para criar a nossa tabela.

SQL que cria a tabela agl_destaque

Agora vamos ver o CFC.

tv.cfc

ColdFusion Componente que fará a consulta no banco para exibir os destaques

Bom, feito tudo isso, vamos criar nosso action script.

Action Script do aplicativo.

Bom gente, passei tudo meio resumido, pois como falei, não é um material básico, requer um bom conhecimento e quem tem esse nível de conhecimento, conseguirá fazer tudo numa boa.

Abaixo seguem os links para os scripts do aplicativo.

SQL
CFC
AS

Veja funcionando aqui

Até mais.

Wednesday, October 25, 2006

Plugin de busca no Imasters para o Firefox

Oi gente, hora ou outra tenho que catar um tutorial antigo no site do Imasters e o costume de usar os plugin de busca do Firefox, me inspirou a criar um que buscasse dentro do site iMasters.

Bom eu não quiz fazer nada específico até mesmo pois eu uso uma pancada de plugins, então fiz um que varre todas as categorias, mas se você quizer filtrar por uma categoria só não é complicado não.

Vou disponibilizar pra download aqui por enquanto, e num futuro verei a possibilidade de disponibilizar em local mais apropriado.

Pode usar a vontade, espero que o iMasters não critique minha iniciativa.

Baixe aqui

Para instalar basta descompactar o arquivo "imasters.src" dentro da pasta: searchplugins na instalação do seu Firefox.

att.

Monday, October 23, 2006

Carlos Sica - PHP Orientado a Objetos

Encaminhando a mensagem que o Bruno Ribeiro da MMUG-RJ enviou para a lista.



PHP Orientado a Objetos (Primeira edição, 2006)
Autor: Carlos Sica
Número de páginas: 216 pp.

Formato:16 X 23 cm

Preço:R$ 39,00

ISBN:978-85-7393-553-0

Códigode barras: 9788573935530

Neste livro são abordados os principais conceitos para o aprendizado de desenvolvimento de sistemas para webutilizando a linguagem de programação PHP.

Em um processo evolutivo é ensinada a estrutura geral da linguagem que mais cresce na Internet, até conceitos de alto nível como o da teoria da orientação a objetos, bem como da correta implementação na linguagem PHP. Outro ponto forte desta publicação é o capítulo sobre banco de dados, com exemplos de implementação em MySql.

É dedicado aos professores e acadêmicos de graduação e pós-graduação dos cursos da área de computação ou informática, bem como aos analistas de sistemas, programadores e técnicos em processamento de dados.

Formato: 16 X 23 cm
Preço: R$ 39,00

ISBN: 978-85-7393-553-0

Código de barras: 9788573935530

Neste livro são abordados os principais conceitos para o aprendizado de desenvolvimento de sistemas para web utilizando a linguagem de programação PHP.

Em um processo evolutivo é ensinada a estrutura geral da linguagem que mais cresce na Internet, até conceitos de alto nível como o da teoria da orientação a objetos, bem como da correta implementação na linguagem PHP. Outro ponto forte desta publicação é o capítulo sobre banco de dados, com exemplos de implementação em MySql.

É dedicado aos professores e acadêmicos de graduação e pós-graduação dos cursos da área de computação ou informática, bem como aos analistas de sistemas, programadores e técnicos em processamento de dados.

O autor procura expressar estes conceitos de forma gradativa para permitir até mesmo o público geral interessado em programação para web tirar grande proveito aprendendo técnicas de programação de alto nível.

São oferecidas ainda de forma bem estruturada, a teoria e a prática, através de exemplos, sobre a gravação e a manipulação de dados em arquivos, banco de dados, sessões e cookies.

Sugestões de destaques: Checagem dinâmica de tipos; Formulários e transmissão de variáveis pela Internet; Estruturas de comparação e repetição; Segurança, privacidade e personalização na Internet; Cookies; Sessão; Arquivos texto e binário; Envio de e-mails autenticados; FTP; Banco de dados MySQL; Teoria e prática sobre imagens; HTML e seus objetivos

Orientação a objetos (teoria e prática das versões 4 e 5): Classes; Objetos; Ponteiro $this; Encapsulamento; Herança; Funções Construtoras; Funções Destrutoras; Polimorfismo.

Sumário:

CEP 20950-150

Tel: (21) 2201-6662 / Fax: (21) 2201-6896

WWW.LCM.COM.BR

Thursday, October 19, 2006

Extensão para debugger de PHP no Dreamweaver

Pra quem desenvolve PHP usando o Dreamweaver segue uma dica de uma extensão que faz o Debug da linguagem, eu venho desenvolvendo PHP a alguns meses e tenho utilizado a extensão, realmente bem útil, não abro mão de instalá-la.

A extensão se chama PHP Debugger e é desenvolvida pela empresa Iptsolutions. Segue a descrição da extensão e o link para downlaods.

Professional debugging tool for PHP.

You can debug the files you working on and check what's going on. PHP 4.3.* or higher distribution installed on your PC is required.

CONFIGURATION

1. Click on PHP Debugger menu and select 'Preferences...'
2. Browse your PHP executable file - php.exe
3. Select which error reporting types you wish to be reported while debugging your scripts.

BUGS & SUGGESTIONS

Send to extensions@iptsolutions.com
To use PHP Debugger you have to open a valid PHP_MySQL document type file, otherwise the function will be disabled.


Para baixar clique aqui.

Tuesday, October 17, 2006

Google Docs

O Google como sempre vem cumprindo suas promessas dia-a-dia, hoje eu fui atentado sobre a nova funionalidade google docs, onde você pode criar de forma online seus documentos de texto, além de como no spreadsheets poder importar seus documentos locais, e agora com uma funcionalidade ainda mais legal, você pode escrever uma mensagem no seu gmail e enviar para o servidor como um arquivos doc ou xls, ou enviar um anexo direto também pelo gmail.

Simplesmente irado, eu já usava o spreadsheets e agora vou usar mais ainda junto com o docs.

Abaixo vou postar algumas screamshots do sistema.

Lista de documentos entre xls e docs

Novo documento

Editor de HTML

Até mais!!!

Sunday, October 08, 2006

Nem só de tecnologia eu vivo, mas também de música.

Para quem como eu não é amante só de tecnologia, mas se amarra em música, segue um vídeo encontrado no youtube do grande Steve Vai tocando For the Love of God com orquestra, se a música já é sinistra pura, imagina como ficou orquestrada.



Thursday, September 28, 2006

Mozilla libera versão prévia do navegador Firefox 2.0

Já está na Internet a versão de pré-estréia do navegador Firefox 2.0, o principal concorrente do Internet Explorer, da Microsoft.

A versão, chamada de Firefox 2.0 RC1, foi liberada pela Fundação Mozilla para desenvolvedores, testadores e usuários curiosos para saberem mais sobre as novidades do programa. Ela é uma antecipação bem próxima do que será o lançamento final, com data prevista —mas não confirmada— para o dia 24 de outubro.

O lançamento do Firefox 2.0 havia sido adiado anteriormente, já que as primeiras previsões apontavam para o mês de agosto. Mas os desenvolvedores pediram mais tempo para corriger falhas, como as apresentadas no corretor ortográfico integrado.

O versão está disponível para os sistemas Windows, Mac OSX, and Linux e pode ser baixada em mais de quarenta idiomas no
site da Fundação Mozilla.


Fonte: UOL

Monday, September 25, 2006

Na Guerra dos Browsers, alguns desenvolvedores são aliádos do IE.

Num tempo onde existe uma tal de "Guerra dos Browsers", ainda existem profissionais que desenvolvem aplicações só para IE.

Eu navegando, me deparei com uma porta fechada ao tentar entrar no site do O Boticário com meu Opera 9!

Eu sinceramente não consigo entender como alguém consegue desenvolver uma aplicação que rode só no IE. Eu que não uso Webstandard nem me pagando, faço rodar em qualquer navegador.

Assim o FF e o Opera entre tantos outros vão perder para o IE, já temos que aceitar os nossos favoritos não estarem por default em nossos sistemas operacionais, isso quem usa Windows é claro, e ainda vem uns "Perturbados" como esses desenvolverem um site exclusivo para o IE, fica difícil.

O mais legal é o nome da página que exibiu o aviso de que eu não podia navegar no site, repare na imagem abaixo.


Porta fechada, entre pela entrada de serviços!!!

Valeu!!!

Friday, September 15, 2006

Tomei coragem, agora é pra valer. Adeus Windows!!!

Depois de muita luta contra minha própria vontade, consegui abandonar o windows e mudar para Linux. Ahhh eu já não aguentava mais tantos problemas, ultima mente venho tendo problemas com PHP+IIS+Apache+ColdFusion.

O Apache2.x, simplesmente resolveu dificultar a vida dos desenvolvedores ColdFusion. Depois de uma briga medonha contra o tal do apache2 para ele interpretar corretamente o bendido PHP, chegou a vez do ColdFusion. Pronto!!! Empacou e não iniciava mais o serviço, mas nem a pau... E por algum motivo meu pc não deixa eu desinstalar o ColdFusion e nem deixou eu restaurar o sistema para antes da instalação do mesmo. Já sabe né? Format c: no pc e vamos que vamos, depois de brigar muito resolvi botar o IIS+php+cf, bom sempre funcionou assim aqui no escritório.

Então ontem fui usar o PHP pela primeira vez depois desse processo todo, para conectar-me a uma base de dados mySQL. hehehe para minha infeliz descoberta o meu PHP5 não tava conseguindo encontrar o modulo responsável pelas funções mysql_connect() e mysql_pconnect().

Depois de muito tentar, resolvi regredir, botar o PHP4 pra rodar, quem disse que rodava? Era praga de mãe!!! Então baixei denovo o PHP5, poderia ser uma dll corrompida!!! que nada não funcionou. Então fiquei revoltado e pra não tacar a bagaça do gabinete pela janela resolvi aproveitar a chegada dos meus novos CDs do UBUNTU 6.06 LTS, e resolvi mudar tudo, largar essa merda de Windows e usar o UBUNTU. Eu já havia feito uns testes no meu Notebook e gostei. Então vamos nessa... Virei uma noite tentando relembrar comandos e enviando e-mails para o meu nobre amigo Pedro Cláudio, mas consegui configurar tudo, inclusive Apache 2+php.

Então chegará a vez do CF, nunca havia rodado o mesmo em Linux, instalei o BlueDragon 6, mas tive problemas com MySQL, o fio da égua não carregava o driver. Então instalei o ColdFusion MX7.02 mesmo e ta funfando muito bem.

Então é isso... Windows nem pintado, talvez um Win Me para rodar o corel 10 e o Flash MX aproveitando as licenças que estão na gaveta.

Abaixo vou deixar uns prints das telas iniciais do BlueDragon e do CF.

BlueDragon Administrator

Macromedia ColdFusion MX7.02 Lin Administrator

Abraços a todos

Thursday, August 31, 2006

Cuidado o SQL pode derrubar sua aplicação!!!

Alguns já estão sabendo que eu ando desenvolvendo em PHP, já a alguns meses venho me introduzindo na comunidade PHPzeira e venho sinceramente enfrentando problemas a pesar de estar gostando da comunidade.

Bom, nos fóruns, estou sentindo a grande falta de conhecimento da turma que “domina” a linguagem, em alguns a falta de lógica e em outros a gana por complicar o código, a tal adoração por scripts enormes e identados, quanto mais classes, funções e objetos tiver o código mais bonito é, “Vamos ‘printar’ esse código vamos imprimir em papel fotográfico e vamos emoldurá-lo”... só falta isso acontecer. Porém não vim neste post falar da comunidade em si e sim da falta de responsabilidade de alguns sejam desenvolvedores PHP, sejam ASPeiros, sejam CFers ou até mesmo XHTML/CSS os famosos “Guerreiros da W3C” hehehe desculpem mas tenho que falar isso para descontrair.

Porque citei o PHP (comunidade)? Por que estava eu no fórum Imasters na área de PHP, buscando uma duvida para responder ou de alguma forma ajudar, quando encontrei uma bem do jeito que eu gosto, com um grave erro de conceito no SQL. Nota-se nestas comunidades ou até no dia-a-dia de trabalho, a falta de conhecimento de SQL de muitos, não sou nenhum “expert” no assunto, mas procuro ler e entender a melhor forma de utilizar tudo que necessito.

Muitos “programadores” não tem noção de SQL bem escrito, existem feras nessas comunidades que ao ler-se seus scripts encontramos erros grotescos de SQL e as vezes até de lógica, meu Deus, atenção é o básico para um bom script. Então respondi ao post sugerindo e indicando uma melhor forma de escrever o SQL dele.

O problema todo que eu constatei e vejo diariamente isso foi o seguinte mau uso do SQL:

SELECT*

FROM tabela...

Bom, por que os desenvolvedores não utilizam os nomes dos campos que vão usar na query? Gente numa consulta a uma tabela que contém apenas dois campos não influi tanto, mas digamos que seja um E-commerce que a tabela requisitada contenha 30 campos onde você só precise de 2 campos da mesma.

Quantas visitas o Submarino tem por minuto? Vamos chutar que seja 1 milhão. Já pensou se uma determinada consulta de uma página do Submarino tivesse um problema desses, e essa tabela tivesse 30 campos e só fosse necessário 2 campos para a realização da consulta.

Em um minuto teríamos 30 milhões de campos consultados onde poderiam ser apenas 2 milhões. 28 milhões de campos a menos, você consegue imaginar a quantidade de trafego reduzido nisso ai?

O pior nem é isso, para mim o pior é que ninguém liga para isso, estão mais preocupados com o uso ou não de tabelas em dados não tabelares, isso sim faz sua página carregar mais rápido economizando banda e etc... Os “Guerreiros da W3C” estão bastante preocupados com os padrões e muitos deles esquecem da programação que é muito mais responsável pela velocidade da aplicação do que todo o resto.

Acho que a conscientização de todos para a correta estruturação do código fonte, é tão importante quanto o desenvolvimento dentro dos padrões.

Eu sinceramente espero que este monte de letrinhas que digitei sirva para alguma coisa ao menos para reflexão.

Deixo o povo ciente que não estou direcionando o erro aos programadores PHP e aos adeptos do Web Standard, isso acontece e muito em todas as outras linguagens de programação e principalmente com os que não usam os padrões web, isso é um vício geral que deve ser reparado.

Fico grato pela atenção de vocês.

Abraços a todos.

Tuesday, July 11, 2006

A W3C está padronizando até a mente de alguns!!!

A alguns dias estava eu lendo meus e-mails provenientes de listas de discussão, CFBrasil e MMUGRJ, mais precisamente estava lendo a lista da MMUGRJ e tinha um tópico meio comum no meio de web, um pedido para avaliação de site hehehe eu já tinha visto esse tópico e não tinha entrado para ler, mas nesse dia eu vi que tinham uma certa quantidade de respostas então resolvi ler, bom de cara a primeira resposta era criticando a falta do uso dos “Padrões da W3C” assunto esse mais que batido, em todos os cantos da web encontra-se pessoas defendendo com unhas e dentes os tais padrões, gente que chega ao cúmulo de dizer que sites nos padrões estão certos e sites fora dos padrões estão errados.

Bom eu penso que a adoção dos Padrões é como religião, qual a certa? Cada um defende a sua como pode, e nunca estão errados, porém é bíblico o dizer: “Ninguém vem ao Pai se não for por Mim”, religião não salva ninguém.
Mediante a tudo isso eu dei uma resposta grande até sobre oque eu pensava desse assunto além do “Critica Construtiva”, criticar para construir nunca ouvi falar disso, assim como outros termos como, “A nível de” putz isso é horrível tem gente que tudo que ouve repete sem dó dos ouvidos dos outros.

Então voltando a falar dos tais padrões, acho ridículo, desculpe se ofendo alguém, mas acho mesmo, as pessoas quererem impor que os profissionais adotem isso, eu queria ver se esses defensores da “Liga dos Padrões” teriam coragem de ligar para o UOL e dizer para os diretores da empresa, “ei liguei para informar que seu site está fora dos Padrões da W3C, poxa tem um monte de tabela onde não deve ter, vocês não estão usando a suas folhas de estilo corretamente e etc...” Isso eles não fazem, mas fazer com pessoas que ganham seu pão de cada dia justamente, migalha por migalha, fazendo o seu melhor para dar conta de seus prazos, gastando noites lendo sobre o script que ele quer tanto fazer e não está conseguindo.

Eu sinceramente acho que ta na hora de essas pessoas arregalarem seus olhos para a situação em que vive, saber onde começa o direito dos outros e termina o dele, sugerir que alguém use os padrões, é 100% válido, agora denegrir a imagem da pessoa ou do trabalho do mesmo por não utilizar padrões isso ou padrões aquilo é falta de sabedoria.

Já pensou se nós programadores olhássemos os sites dos outros e falássemos, “putz teu site é tosco, você fez em ASP, tem que fazer em ColdFusion, joga essa merda fora e faz em ColdFusion porque é a melhor linguagem”. Ou ainda falasse, “Ihh cara ta ruim, você não fez o site usando OOP, não, não , não, assim não dá, se não for OOP por causa disso e daquilo não tem como ser, tira isso da web agora.” Seria horrível ? Pois é, é assim que os Padroneiros ou Webstandeiros se portam, como pregadores de rua, só que esses pregam W3C e não evangelho algum.

Portanto fica a minha colaboração para uma web padronizada, mas padronizada dentro do limite e vontade das pessoas.

T+ gente!

Wednesday, July 05, 2006

Antvirus de verdade

Navegando hoje, encontrei um blog português com coisas interessantes, mas no fim de minha navegação no tal blog, encontrei o antvirus mais eficaz do mercado mundial, sua licença deve custar coisa de 2 reais no máximo.

Creio que vale a pena esperimentar e ter uma navegação segura e sem virus.

Fonte: http://papiro.blogs.sapo.pt/

T+

Wednesday, June 28, 2006

Flash Professional 9 ActionScript 3.0 preview

Já encontra-se disponivel para downloads o preview do Flash Professional 9 ActionScript3.0, a ferramenta poderá ser testada antes de sua versão final.

O software é compativel com o Flash Professional 8 e inclui suporte ao action script3.0, entre outras coisas, veja mais em Labs Adobe .

Tela inicial do programa

Abraços.

Sunday, June 18, 2006

Criando e editando planilhas online com Google

Num mercado quase que viciado em produtos Microsoft quando se trata de manuseio de textos, planilhas, apresentações e etc... O Google vem como sempre irritando dia-a-dia a monopolizadora mundial, desta vez o nosso cada vez mais querido Google, lança um editor de planilhas online. Pelos meus testes, tão funcional quanto o editor do Office (Excel).

A ferramenta do Google, além de criar planilhas importa documentos locais em XLS e CSV.

A solução facilita e muito a vida de pessoas que trabalham com planilhas, como vendedores, executivos entre outros que muitas das vezes tinham problemas para trabalhar em cybers cafés, lan houses, pois além da falta de privacidade que em 90% das lojas do ramo existe, já que em muitas delas dividimos o ambiente com jogadores de Counter Strike e Cia, ou outras vezes máquinas sem suporte a office, onde encontra-se instalado apenas Instant Messengers e Jogos.

No caso do Excel, problema resolvido, pois a ferramenta do Google nomeada como: Google SpreadSheets tem um ótimo suporte a documentos XLS, deixando a sua planilha exatamente igual como o excel da Microsoft. O único problema que eu encontrei ao importar uma planilha do excel foi os acentos que vieram como interrogações, mas ao ser redigitados funcionam perfeitamente.

Para conhecer a ferramenta do Google você necessitará de cadastrar seu E-Mail e aguardar uma altorização do Google para a utilização. O endereço da ferramenta é: http://spreadsheets.google.com

Vamos ver algumas imagens da ferramenta do google abaixo;

Planilha em branco (novo documento).


Tela de abertura de planilhas existentes e importação de planilhas locais.


Planilha carrecada localmente e salva no servidor para uso online.

Até mais.

Thursday, June 01, 2006

Custom Tag para abrir janelas popup, instalando no Dreamweaver!

Olá gente, existe algo mais chato que Java Script? Criar scripts para abrir janelas popups é uma coisa muito chata, principalmente quando são muitas, sofrendo isso hoje resolvi criar uma custom tag em ColdFusion com um java script dentro que abrisse janelas popups.

Minha intenção era facilitar a criação dos links que abrem as tals janelas, e como o Dreamweaver tem uma linda funcionalidade de adcionar custom tags a tag library dele, eu resolvi fazer a custom tag, aqui irei apenas postar o link para download da tag e um mini-tutorial de como instalar essa custom tag no Dreamweaver, para que ela funcione como uma tag normal, com os hints e tudo.

Vamos lá abra o Dreamweaver e vamos a obra.
Primeiro clique nos menus "edit > tag libraries" como na imagem abaixo:

Após clicar nos itens deste menu abriremos a biblioteca de tags do Dreamweaver veja a imagem:

Nesta próxima tela, clicaremos no sinal de + para inserir nossa tag na Biblioteca das tags ColdFusion, vamos ver na próxima imagem:

Então clicamos em New Tags e em seguida selecionamos a biblioteca do ColdFusion:

Selecionando a biblioteca correta e digitando o nome da Custom tag, desmarque a opção "Have matching end tags", pois na custom tag que eu criei não uso tag de fechamento.

Feito isso clique em ok, após clicar em ok já teremos nossa tag adcionada na biblioteca do Dreamweaver aparecendo como uma tag ColdFusion. Porém continuamos com o mesmo problema de criar popups em js, teremos ainda que digitar todos os atributos da janela, como, url, nome da janela, barra de status e etc... Para evitar isso vamos cadastrar os atributos da nossa custom tag na biblioteca do Dreamweaver.

Na mesma tela que você está clique em nossa tag e clique outra vez no sinal de +, só que desta vez você não vai selecionar New Tags e sim New Attributes como na imagem abaixo:

Clicando abrirá a janela para criar os atributos um a um, vamos ver:

Digite todos o atributo e clique em ok, até terminar todos os atributos que estão no comentário do arquivo da tag.

Feito isso teremos nossa tag cadastrada no Dreamweaver assim você cria janela popups facilmente com o auxilio do ColdFusion. Você pode ainda criar um filtro para o atributo url da tag colocando um hint de link no mesmo para isso, você seleciona o atributo url que irá aparecer na mesma janela os menus de configuração, então no menu "Attribute Type:" você seleciona “File Name”.

O resultado deverá ser assim:

Feito tudo clique em ok e teste a tag.

Baixe a custom tag aqui

Abraços.

Monday, May 08, 2006

Flex - Trabalhado com Arrays

Olá gente boa, ta difícil de arrumar tempo para escrever aqui, mas hora ou outra da pra tirar um tempinho sim.

Hoje eu aproveitei para escrever sobre Flex uma tecnologia excelente para desenvolvimento de aplicativos ricos os famosos RIA, nessa matéria eu vou mostrar como criar um aplicativo que ao selecionar o item num ComboBox exibimos sua foto, seu nome, seu preço e descrição.

Esta matéria é simples de fácil compreensão, é necessário ter o servidor Flex e o TomCat instalado.

Não vou perder tempo explicando oque é e pra que serve a tecnologia Flex pois entende-se que você já deva saber para acompanhar esta matéria.

Para reproduzir esta matéria você só precisará de um editor de códigos MXML, seja ele, o Flex Builder, Dreamweaver 8 com o devido Plugin ou o bloco de notas, vamos ao trabalho.

Como você deve saber o Flex tem um formato XML de se trabalhar então vamos começar nosso código com a declaração do nosso xml e após isso começamos com a tag Application sempre seguida do prefixo mx:

Veja um exemplo:

Bom vamos continuar desenvolvendo o nosso aplicativo criando o array com os itens que manipularemos:

Entre as tags inserimos o seguinte código:

Para criar nossos campos iniciamos com a tag mx:Panel , com essa tag criamos um painel onde ficará os campos acomodados, vejamos:

Usamos o atributo title para atribuir um título a nosso painel.

Dentro do bloco de tags Panel inserimos os demais itens de nosso aplicativo:

Iniciando pela tag com o atributo text, usamos essa tag apenas para informar oque o usuário deve fazer no aplicativo.

Como no XML podemos fechar as tags apenas inserindo um / no final da tag.

Para continuar criamos um comboBox e usamos o atributo dataProvider para recebermos os itens do array e ainda usamos o atributo id para nomearmos nosso comboBox o atributo width para informar-mos o tamanho de nosso item e usamos o atributo change para chamarmos a função que criaremos para inserir a descrição no campo referente.

Continuamos nosso aplicativo com mais uma tag label para informar a ação do novo ComboBox que criaremos para manipular a imagem do produto.

Neste ComboBox usamos o atributo change para chamar uma função que criaremos que manipulará o evento visible do atributo complete da nossa tag .

Dentro do ComboBox temos um array para gerar os itens do mesmo.

Em seguida usamos a tag mx:Image para receber a imagem do produto, temos nessa tag os atributos id onde inserimos um nome para manipular a imagem o campo source onde recebemos o item do array onde temos gravado o caminho da imagem.

O atributo complete define se a imagem irá aparecer ou não usamos esse atributo para interagir com o ComboBox de exibição da imagem.

O atributo complete está sendo manipulado pela função changeIMG(), continuamos na tag com os atributos windth onde registramos o tamamanho em pixel da imagem, o atributo alpha onde definimos a nitidez da imagem e os atributos mouseOut e mouseOver para interagir-mos com o usuário ao passar do mouse.

Para continuar usamos a tag para exibirmos o label e o preço do produto.

E por fim do nosso layout criamos um textArea para receber a descrição do produto selecionado através da função addProduto(), neste campo usamos o atributo load para carregar o item selecionado por default.

Vamos ver o código:

Agora que temos nosso layout montado vamos aos scripts que irão manipular os itens.

Para criar os scripts usamos a tag logo abaixo da tag , vamos ver:

Fazendo isso o nosso código está finalizado podemos testar e ver o resultado.

Baixe o código completo e as imagens aqui:

Arquivos para download

É isso ae gente espero que tenham gostado desta matéria bem simples mas bastante legal de seu fazer para estudar o Flex.

Até a próxima!

Sunday, April 30, 2006

Nova materia - Interação entre campos e botões dos Flash Forms

E ae, já está disponivel minha mais nova materia sobre os velhos Flash Forms do ColdFusion, quem ainda não viu no cfbrasil pode ver o link aqui no blog.

Então, a materia consiste em interagir com usuário através do label do botão submit, trocando de label a cada passo do usuário no formulário e por fim após está todos os campos corretamente preenchidos liberar o botão para ser dado o submit.

Gosto de lembrar que esta solução é real, usei-a numa aplicação que fiz e resolvi escrever uma matéria da mesma por ser de grande utilidade.

Quem quizer ver o exemplo clique aqui

Quem quizer ler a matéria completa clique aqui

T+ ae gente;

Tag Object por Pedro Claudio Lima e Silva

Bom como sempre o meu amigoPedro encontra solução para os problemas de desenvolvimento cfml!!!

Na nova materia dele no cfbrasil ele falou sobre a tag Object que devido a uma correção no IE ocasionou um problemas com objetos flash/flash form e etc... Então ele encontrou uma solução não oficial mais bastante funcional para o problema.

Leia mais

Sunday, April 09, 2006

Outra forma de rodar ColdFusion

Olá galera, as vezes nos vemos sem opções quando falamos de desenvolvimento corporativo para empresas pequenas, principalmente quando falamos em desenvolvimento ColdFusion.
Muita das vezes o custo com servidor para rodar a aplicação assusta o cliente e as vezes até espanta.

Então hoje navegando pelo google acabei encontrando uma receita para preparar cfNeston, se é que me entendem!!!

Bom encontrei um soft chamado IgniteFusion, que diz rodar cfml, com suporte a custom tags, cfcs, MXFunction e etc...

Vou postar as características dele aqui como está no site do desenvolvedor.

ColdFusion CFML compatible

In addition to all basic tags IgniteFusion Supports:
  • Custom tags
  • User Defined Functions (UDFs)
  • MX Functions and ColdFusion Components (CFCs)
  • Application and Session Scoping
  • Stored Procedure Support
A versão não registrada (FREE) funciona normalmente porém exibe um logo da empresa em todos os arquivos, mas pelo que andei vendo o custo do registro, não é alto, bem mais em conta doque o ColdFusion By. Adobe/Macromedia e também doque o BlueDragon.

Além deste vi tambem um outro chamado: Coral Web Builder

Este custa $89,00

Os endereços dos servidores são:

http://www.ignitefusion.com/ (IgniteFusion)
http://www.pcaonline.com/index.cfm?loc=coral (Coral Web Builder)

Creio ser interessante dar um olhada nesses softwares, para quando se pensar em desenvolver para Intranets.

Fica ae minha colaboração.

Thursday, February 09, 2006

Minhas matérias no cfbrasil.com.br - As três primeiras.

Como a maioria já sabe, estou fazendo parte do projeto www.cfbrasil.com.br, como colunista e um dos responsáveis, juntamente com o meus amigos, Pedro Cláudio, Tofinha e Ian Raphael. Por isso a partir de agora estarei listando aqui os links das matérias que estarei postando lá no site, assim quem quizer conhecer um pouco do meu mundo poderá ir direto a matéria.

Então vamos, desde a inauguração já postei 3 matérias estarei resumidamente descrevendo-as aqui e deixando o link a disposição.

A primeira que eu escrevi, fala da integração que o action script (linguagem do Macromedia Flash) com o ColdFusion na manipulação dos Flash Forms. Essa matéria foi tripla, eu desenvolvi três exemplos usando o action script.

- Limitando caracteres nos campos tipo password do Flash Form

Navegando na lista de usuários coldfusion, vi uma pergunta a respeito disso, ai resolvi fazer um exemplo e controlar a quantidade de caracteres digitados no campo tipo senha, pelo action script.

Clique aqui para ver um exemplo

2ª - Contando caracteres digitados e limitando o campo textarea

Eu sempre via formulário com limitação de caracteres que mostravam a quantidade que restava de caracteres a ser digitado ou quanto você já digitou, isso normalmente é feito em JavaScript, eu querendo brincar de action script resolvi fazer.

Clique aqui para ver um exemplo

3ª - Habilitando o enter para submeter os dados de um form

E para terminar a primeira matéria, criei um script que habilita o enter para submeter dados de um formulário flash form.

Clique aqui para ver um exemplo

Bom para ler a matéria Integração de Flash Forms com ActionScript clique aqui

Na seqüência das matérias mostrei como manipular propriedades de formulários desenvolvendo um mini teclado virtual como aqueles usados em sistemas bancários. Então mostro como digitar, receber e enviar esses dados para um webservice, usando para isso, ActionScript + Flash Form + Flash Remoting.

Para ler a matéria Teclado Virtual Simples clique aqui

E hoje eu postei a minha terceira matéria, como fazer agendamento de tarefas com Scheduler no Cfadministrator.

Nesta matéria eu detalho a tela de criação de tasks (tarefas) e demonstro ainda como salvar o resultado da tarefa no servidor.

Para ler a matéria sobre scheduler clique aqui

É isso ai gente, até outro dia.

Tuesday, February 07, 2006

Google Talk - "log é com a gente!!!"

O Google parece que se diverte esperando lançamentos de seus concorrentes para mostrar suas novas cartas... no meio do Programa de Beta Tester do Windows Live Messenger, o Google disponibiliza mais uma novidade envolvendo o GTalk e o GMail, desta vez em conjunto. Para quem ainda não viu, criou-se uma nova opção nos links de serviços do GMail, uma aba chamada "Chat", esta opção serve para armazenar, configurar e visualizar os logs de suas conversas utilizando o GTalk, automaticamente são inseridos os logs de seus papos, no título você vê a mensagem do log com quem você conversou, hora, data e quantidade de linhas na conversa.


Uma coisa bem legal que eu percebi nessa nova função é a opção de responder, ou encaminhas o log por e-mail, coisa que no MSN, você terá que anexar um arquivo XML em sua mensagem.

Outra coisa interessante é não ter arquivos de log em sua máquina, pois já pensou no seu trabalho você divide a maquina com alguém e armazenando em sua maquina, você será alvo de bisbilhoteiros de logs.

Bom, como sempre o Google inovando e como sempre, postarei alguns Scream Shots das novas funcionalidades.

Página de listagem de logs
Página de exibição dos logs e resposta


Thursday, February 02, 2006

Microsoft, quem diria hem!!!

Voltei, putz andei sumido, trabalho de mais, agora escrevendo sobre ColdFusion pro cfbrasil.com.br, onde me orgulho de dizer que sou colaborador fiel, devo agradecer o convite mais que especial feito pelo Tofinha de participar desse trabalho tão importante para mim, pois estou mudando a situação do ColdFusion ao se tratar de conteúdo para estudo em nosso idioma.

Quando iniciei em ColdFusion praticamente não existia material em português para estudar a linguagem, nem fóruns existiam direito, tinham alguns, mas praticamente não funcionavam. As única coisas que realmente funcionavam eram as listas de e-mail e as cfugs, alguns sites tinham alguns tutoriais, mas nada muito profundo.

Bom mas já falei muito sobre ColdFusion, vim aqui mesmo foi falar que fui aceito no programa de Beta Testers da Microsoft para testar o Windows Live Messenger.

Realmente existem as mudanças que foram divulgadas, o novo substituto do MSN Messenger busca contatos, ele exibe sua lista de contatos do seu Hotmail junto com seus contatos do MSN, ele permite que você delete usuários de sua lista, tem um visual mais atraente me pareceu mais leve e conseqüentemente mais rápido.

Infelizmente ainda não pude testar a função de compartilhamento de arquivos, pois depende de ter um contato que também use o Live Messenger e de ambos terem suas partições NTFS, coisa que eu não tenho, outra funcionalidade que eu quero testar e ainda não pude é a de deixar mensagens para um contato mesmo ele estando offline, sempre me perguntei porque que o ICQ tinha isso, muito antes do MSN Messenger existir e o mesmo nunca teve!!!

Mas enfim a Microsoft resolveu aderir a essa funcionalidade mais do que necessária nesse negócio de IM’s.

Bom para quem ainda não viu o Windows Live Messenger, além de convidar a vim aqui em casa ver rsrsrs vou postar umas imagens dele.

Janela de conversa:


Janela do Messenger:


Então gente, é isso ai, o novo MSN (Windows Live Messenger - Beta).

Agora vou terminar de ver a morte do Jiban e vou para a cama, são 05:14AM... Bye a todos.