Tuesday, July 11, 2006

A W3C está padronizando até a mente de alguns!!!

A alguns dias estava eu lendo meus e-mails provenientes de listas de discussão, CFBrasil e MMUGRJ, mais precisamente estava lendo a lista da MMUGRJ e tinha um tópico meio comum no meio de web, um pedido para avaliação de site hehehe eu já tinha visto esse tópico e não tinha entrado para ler, mas nesse dia eu vi que tinham uma certa quantidade de respostas então resolvi ler, bom de cara a primeira resposta era criticando a falta do uso dos “Padrões da W3C” assunto esse mais que batido, em todos os cantos da web encontra-se pessoas defendendo com unhas e dentes os tais padrões, gente que chega ao cúmulo de dizer que sites nos padrões estão certos e sites fora dos padrões estão errados.

Bom eu penso que a adoção dos Padrões é como religião, qual a certa? Cada um defende a sua como pode, e nunca estão errados, porém é bíblico o dizer: “Ninguém vem ao Pai se não for por Mim”, religião não salva ninguém.
Mediante a tudo isso eu dei uma resposta grande até sobre oque eu pensava desse assunto além do “Critica Construtiva”, criticar para construir nunca ouvi falar disso, assim como outros termos como, “A nível de” putz isso é horrível tem gente que tudo que ouve repete sem dó dos ouvidos dos outros.

Então voltando a falar dos tais padrões, acho ridículo, desculpe se ofendo alguém, mas acho mesmo, as pessoas quererem impor que os profissionais adotem isso, eu queria ver se esses defensores da “Liga dos Padrões” teriam coragem de ligar para o UOL e dizer para os diretores da empresa, “ei liguei para informar que seu site está fora dos Padrões da W3C, poxa tem um monte de tabela onde não deve ter, vocês não estão usando a suas folhas de estilo corretamente e etc...” Isso eles não fazem, mas fazer com pessoas que ganham seu pão de cada dia justamente, migalha por migalha, fazendo o seu melhor para dar conta de seus prazos, gastando noites lendo sobre o script que ele quer tanto fazer e não está conseguindo.

Eu sinceramente acho que ta na hora de essas pessoas arregalarem seus olhos para a situação em que vive, saber onde começa o direito dos outros e termina o dele, sugerir que alguém use os padrões, é 100% válido, agora denegrir a imagem da pessoa ou do trabalho do mesmo por não utilizar padrões isso ou padrões aquilo é falta de sabedoria.

Já pensou se nós programadores olhássemos os sites dos outros e falássemos, “putz teu site é tosco, você fez em ASP, tem que fazer em ColdFusion, joga essa merda fora e faz em ColdFusion porque é a melhor linguagem”. Ou ainda falasse, “Ihh cara ta ruim, você não fez o site usando OOP, não, não , não, assim não dá, se não for OOP por causa disso e daquilo não tem como ser, tira isso da web agora.” Seria horrível ? Pois é, é assim que os Padroneiros ou Webstandeiros se portam, como pregadores de rua, só que esses pregam W3C e não evangelho algum.

Portanto fica a minha colaboração para uma web padronizada, mas padronizada dentro do limite e vontade das pessoas.

T+ gente!

7 comments:

Unknown said...

Concordo com você até o ponto que entra a questão: denegrir o trabalho dos outros. Isso não deve ser feito nunca, em foruns e listas quando vejo projetos não elaborados nos padrões eu comento imparcialmente e sempre deixando o lembrete sobre os padrões, afinal, eles estão ali não é atoa, e algum beneficio deve ter tanto para o usuario quanto para o desenvolvedor.

E de certa forma, desenvolver fora dos padrões esta errado sim. vide w3c.

Mas tb não gosto desta galera "xiita". A eterna briga entre Webstandeiros X Flesheiros... é idiotice.

Eu pessoalmente, sou do time Web Standards, mas sei o potencial do Flash e mantenho a mente aberta para outras tecnologias também.

Abraços

Unknown said...

Vi seu comentario agora no meu blog.

Sim, to escrevendo uma coluna pra por no Forum, um layout simples em tableless: Topo, menu, conteudo, rodape. Ai vou abordar o esquema que você me alertou!

Blz!

Anonymous said...

Concordo contigo Paulo. Defender é uma coisa, barbarizar é outra. Tem gente que se comporta como purista e radical, mas na hora do vamos ver, os sites que desenvolve não seguem fielmente a doutrina purista dos padrões.

Além do mais, eu acho que seguir padrões sempre, fielmente, é limitante, não abre a possibilidade de criar coisas novas. Quebrar os padrões sempre foi uma premissa para evolução. Seja na vida, seja nos browsers.

Unknown said...

Legal os comentários, o Alex Hubner escolheu a melhor forma de identificar tais atos, "Barbarizar" é dificil engolir essa turma.

Usem padrões, mas sejam e deixem os outros serem livres para usar ou não.

Unknown said...

Como falei. Não vamos radicalizar jamais, nem mesmo condenar ninguem.

Mas...

É mais que provado que a não utilização dos padrões esta errada. Hora, usar tabelas para layout é certo? Não! Pode ser conveniente, mas não é certo! Mas por pura frescura? Também nao, tem fundamentos tecnicos para isso, e não sao poucos!

Os padrões trazem muitas, inumeras, varias, dezenas de vantagens! Eles tem sim, que serem implantados e nós que estamos estudando, aprendendo temos o papel principal de ir plantando esta semente, de que forma? Defendendo e divulgando os mesmo.

hail w3c.

=P

Unknown said...

heheeh maneiro!

Anonymous said...

Os padrões são muito importantes sim, não concordo em denegrir o trabalho de outras pessoas, mas vender o seu peixe com jogo limpo. Porque padrões São importantes ? porque dá liberdade para o internauta, temos que pensar na liberdade de escolha deles, flexibilidade para escolher o seu browser. Para terminar o flash abre em todo ??????? Grande Abraço pessoal,mas se não existir padrão, não adiante brigar para regulamentar nossa profissão...